APRESENTAÇÃO

A Seção de Biblioteca, Biblioteca Donaldo Jaña,  está subordinada  à Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª. Região e  tem como objetivo  atender  magistrados e servidores nas suas necessidades de informação decorrentes do desempenho de suas atividades,  bem como à comunidade externa, no que diz respeito à pesquisa e à consulta de temas relacionados ao Direito, em especial ao Direito do Trabalho e ao Direito Processual do Trabalho.

A Biblioteca Donaldo Jaña oferece acesso ao acervo e aos suportes digitais de informação, além de efetuar empréstimo das publicações aos usuários internos e o empréstimo para cópia aos usuários externos, observando-se as normas relativas aos direitos autorais.

HISTÓRICO

A origem do Setor de Biblioteca e Jurisprudência remonta à data de instalação do Tribunal Regional do Trabalho, em 15/12/1981, cuja criação se deu em 1º. de junho de 1981, pela Lei n. 6.915/81. A sede inicial do Tribunal localizava-se à   Rua Dr. Machado no. 930, onde a  Biblioteca foi instalada no 1º. andar  do mesmo prédio e posteriormente foi transferida para o térreo, em 1985.

A Seção de Biblioteca da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região  recebeu a denominação Biblioteca Donaldo Jaña, por meio da Resolução Administrativa Nº 031/82, de 14 de setembro de 1982, em  homenagem ao  Juiz Donaldo Percy Jaña y Montenegro, Juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Parintins (1965) e da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento de Manaus (1978), que aposentou-se em 25/10/1978 e veio a  falecer em 14/09/1982.

Em 19/12/2007  teve o início a informatização do acervo bibliográfico com a instalação do programa Sistema de Automação de  Bibliotecas – SIABI, adotado por todas as unidades de informação dos Tribunais Regionais do Trabalho.

Em virtude do incêndio, ocorrido em 05.09.2008, o prédio do TRT da 11ª. Região foi interditado e o acervo da Biblioteca ficou impossibilitado de ser usado ou transferido, tendo em vista a inexistência de espaço físico capaz de receber toda a coleção.

Naquela ocasião a Biblioteca foi instalada, provisoriamente, no 1º. andar do prédio da Rua Dr. Machado onde permaneceu até a  sua mudança, em 2010,  para a Escola Judicial do TRT situada à  Rua Barroso.

Dentro da estrutura organizacional do  TRT  da 11ª. Região a Biblioteca funcionou como Setor de Biblioteca e Jurisprudência, subordinado ao Serviço de Documentação e Arquivo, que era  ligado  à Secretaria de Coordenação Judiciária até o advento  da Resolução Administrativa  N 134/2012, de 13/07/2012, que instituiu a Escola Judicial do TRT da 11ª. Região e transferiu o Setor de Biblioteca para a Escola assim como  alterou a sua denominação para Seção de Biblioteca da EJUD 11.

COMPETÊNCIA

À Biblioteca Donaldo Jaña compete o  desenvolvimento de  atividades de gestão da informação vinculadas ao acervo bibliográfico, em meio físico e digital, com vistas à sua organização, tratamento e  preservação, com o objetivo de proporcionar acesso aos  recursos informacionais  que atendam  às necessidades de  trabalho, estudo e pesquisa de seus usuários.

Compete à Seção de Biblioteca:

  • selecionar o material bibliográfico para o desenvolvimento e atualização do acervo, propor sua aquisição e ao receber as publicações efetuar o registro, a catalogação, a classificação e providenciar o seu preparo para uso, além de efetuar a indexação das obras no Sistema de Automação de Bibliotecas- SIABI, programa padrão de automação;
  • receber, conferir, selecionar e  encaminhar para encadernação todos os Acórdãos do TRT da 11ª. Região que depois de encadernados são incorporados ao acervo;
  • efetuar a  leitura dos Diários Oficiais da União, Diário Oficial do Estado do Amazonas e Diário Oficial Eletrônico da Justiça do Trabalho, em versão digital. Os atos oficiais do TRT 11ª Região, publicados no Diário Oficial Eletrônico da Justiça do Trabalho são indexados e podem ser imediatamente recuperados;
  • realizar o empréstimo domiciliar aos usuários cadastrados;
  • zelar pela conservação e preservação do acervo;
  • promover a estatística anual de consultas, empréstimos e publicações recebidas.

ACERVO

O acervo da Seção de Biblioteca  é especializado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, composto de informação jurídica ( doutrina,  legislação  e  jurisprudência)  em livros,  periódicos,  teses,  dissertações,  monografias,   materiais  especiais (CD-ROMs e DVDs)  e publicações oficiais. Os Acórdãos  do  TRT  da  11ª. Região, desde 1982, também fazem parte do acervo, pois estão sob a guarda da Biblioteca.  Os periódicos dos demais Tribunais Regionais do Trabalho e de Tribunais Superiores também constituem o acervo.

A Biblioteca recebe, por assinatura, os seguintes periódicos: Revista LTr,, Suplemento Trabalhista LTr, Suplemento de Jurisprudência LTr.

Todas as publicações recebidas são cadastradas no Sistema de Automação da Biblioteca – SIABI e o catálogo da Biblioteca está disponível no item SERVIÇOS A SOCIEDADE, BIBLIOTECA, no site do TRT da 11ª. Região.

USUÁRIOS

Usuários internos: magistrados e servidores que trabalham na área de jurisdição do TRT da 11ª Região.
Usuários externos: advogados, estagiários  e  estudantes   do   Curso   de   Direito   e a  comunidade em geral.

SERVIÇOS OFERECIDOS

A Biblioteca oferece os seguintes serviços:

  • empréstimo domiciliar  aos usuários internos;
  • empréstimo aos usuários externos, para obtenção de fotocópias, conforme Lei vigente (Direito Autoral);
  • renovação e reserva de publicações;
  • acesso ao Catálogo da Seção de Biblioteca, on line, por meio do Sistema de Automação da Biblioteca-SIABI, no site do TRT da 11ª Região;
  • encaminhamento de informações às unidades do TRT da 11ª. Região, outras instituições, escritórios jurídicos locais e de outras localidades, quando solicitado;
  • elaboração  de ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos dos servidores;
  • orientação para elaboração de referências bibliográficas (NBR 6023);
  • pesquisa e levantamento bibliográfico;
  • Disseminação Seletiva da Informação;
  • promoção do acesso e incentivo ao uso e geração da informação;
  • indexação dos Atos Normativos do TRT da 11ª. Região, publicados no Diário Oficial Eletrônico da Justiça do Trabalho da 11ª. Região (D.O.E.J.T. da 11ª. Região);
  • Intercâmbio  com bibliotecas e entidades afins, inclusive para doação de duplicatas de publicações já existentes no acervo;
  • pesquisa em bancos de dados bibliográficos e referenciais.

EQUIPE DA SEÇÃO DE BIBLIOTECA

Joseliza Lázara Freitas Rezende do Valle – Bibliotecária CRB11/201
Chefe da Seção de Biblioteca da EJUD11

Francisca Clarice Menezes Braga – Bibliotecária CRB11/096
Assistente-Chefe da Seção de Biblioteca da EJUD11

Rosana Maria de Oliveira Mendonça
Maria Pinheiro Barroso Dantas

CONTATO

Seção de Biblioteca da EJUD11 – Biblioteca Donaldo Jaña
Rua Ferreira Pena nº 546 – 2º. Andar  – Centro – CEP 69.010-040
Manaus/ AM  – Fone: 92-3627-2002
e-mail: set.biblioteca@trt11.jus.br
Funcionamento: Segunda a Sexta  das 7h30 às 14h30h

Biblioteca Donaldo Jaña

Projeto Meu Livro, Seu Livro

A Escola Judicial e a Biblioteca Donaldo Jaña lançaram, no dia 05/08/2016, o Projeto Meu Livro, Seu Livro com o objetivo de proporcionar aos magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e aos advogados que atuam na Justiça do Trabalho da 11ª Região, estímulo à leitura prazerosa mediante o oferecimento de um acervo composto por obras de literatura e a promoção de atividades periódicas de confraternização literária, bem como atividades culturais e artísticas ligadas ao livro.

Os participantes são os protagonistas do Projeto mediante a doação de obras de literatura que estão disponíveis para o empréstimo livre de forma a ocorrer a circulação de todas os livros entre os participantes em um espaço de constante troca.

O Projeto Meu Livro, Seu Livro conta com mais de 250 livros que podem ser emprestados livremente. A lista dos livros disponíveis para empréstimo pode ser consultada na página da Intranet, no site do TRT 11.

projeto_meu_livro_seu_livro

Novas Aquisições

Pin It on Pinterest