Durante o evento, TRT-11 e Seduc-AM firmam acordo de cooperação técnica para realização de projetos sobre cidadania e direitos trabalhistas.

216Ação do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) levou o tema segurança no trabalho e sustentabilidade para alunos e professores da rede pública de ensino da zona Norte de Manaus. O projeto itinerante “A Difícil Arte de Julgar: A Educação de Mãos Dadas com Justiça” foi realizado, na última terça-feira (30/4), no Centro de Convivência da Cidade Nova, Padre José Vignólia. Entre os destaques, a encenação teatral de alunos da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Marcantonio Vilaça1 e a assinatura de um convênio entre o TRT-11 e a Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM).

Na abertura do evento, o presidente do Tribunal, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, enfatizou a importância da prevenção dos acidentes de trabalho e da garantia do trabalho digno e com segurança. “Nós, enquanto sociedade, temos o dever de fazer com que o trabalhador vá para o trabalho e volte seguro para a sua família. Este é o nosso dever”, afirmou. Ele aproveitou a data do evento, véspera do dia 1º de Maio (Dia do Trabalhador), e parabenizou a todos: “Sem trabalho não há honra, sem trabalho não há dignidade”, disse.

Cooperação

Outra ação importante foi a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o TRT-11 e a Seduc-AM para a realização de projetos de mútuo interesse sobre cidadania e direitos trabalhistas, chegando bem próximo às comunidades, proporcionando informação e prestação jurisdicional. Audaliphal Hildebrando assinou o documento pelo Tribunal, e a secretária Arlete Ferreira Mendonça, pela Seduc. “É por meio da educação e do trabalho que é possível transformar vidas. São ações como essa, realizada junto aos jovens, que podemos possibilitar um futuro de igualdade. Eles irão assumir as nossas posições no futuro", destacou a secretária de Educação.

217Presidente do TRT-11, des. Audaliphal Hildebrando, e a secretária da Seduc, Arlete Mendonça, assinaram acordo de cooperação técnica.

Teatro com júri simulado, dança e desfile de EPIs

A temática abordada nesta edição envolveu a campanha nacional Abril Verde, voltada para a saúde do trabalhador e para prevenção de acidentes de trabalho. Coreografias e uma encenação teatral trabalharam o tema. Os alunos apresentaram a história de um ciclista entregador de comida que sofreu um acidente no exercício da profissão.

Após a encenação, dois juízes do TRT-11 figuraram como advogados: a juíza do trabalho Stella Litaiff defendeu o trabalhador, e o juiz João Alves de Almeida Neto foi advogado da empresa. Os alunos que estavam na platéia atuaram como júri. Eles votaram para que a rescisão indireta do contrato de trabalho fosse reconhecida e a empresa condenada a pagar todas as verbas trabalhistas ao entregador acidentado.

218A juíza Stella Litaiff foi advogada do trabalhador acidentado.

219O juiz do trabalho João Alves defendeu a empresa.

Também houve um desfile de estudantes que usavam equipamentos de proteção individual (EPIs) de diversas profissões, além da apresentação dos Garis da Alegria, grupo criado em 2006 com o objetivo de levar informação sobre cuidados com o meio ambiente.

Ainda durante a programação foi veiculado um vídeo, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-11, com depoimentos dos participantes das edições anteriores do projeto. Com transmissão ao vivo pelo canal do TRT-11 no YouTube, o evento reuniu estudantes de 16 escolas estaduais da Coordenadoria Distrital de Educação 6, magistrados, diretores e demais servidores do TRT-11. Ao final foram entregues certificados aos alunos e professores envolvidos no projeto.

220Alunos desfilaram com EPIs representando diversas profissões.

221Os garis da alegria também se apresentaram no evento.

Confira a transmissão na íntegra.

Acesse a galeria de imagens do evento.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Emerson Medina e Martha Arruda
Fotos: Roumen Koynov

TRT-11 mobiliza doações enviadas para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul