repositorio mulheres juristas topo2

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) inicia a criação de um repositório on-line de mulheres juristas com expertise em todas as áreas do Direito, no intuito de fomentar a igualdade de gênero na Justiça do Trabalho. 

Quanto à definição do que seria expertise em áreas do Direito, o TRT11 esclarece que adotou os requisitos constantes dos incisos I a IV, do art. 3 o da Portaria CNJ nº 176/2022, que regulamenta o Repositório Nacional de Mulheres Juristas, entendendo que não se trata de requisitos acumulativos, quais sejam:


I – demonstração de 3 (três) anos de produtividade em pesquisa jurídica;
II – autoria de publicações de teor jurídico nos últimos 3 (três) anos;
III–atuação como docente em Instituições de Ensino Superior, nas Escolas da Magistratura ou em outras entidades congêneres; ou
IV – experiência profissional de 3 (três) anos em determinada área do Direito.


A iniciativa, que atende à Resolução nº 418/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pretende dar visibilidade às experiências profissionais femininas no campo jurídico e auxiliar na ampliação de convites para participação em eventos institucionais e em comissões de concurso e bancas examinadoras, bem como citações em obras jurídicas.


A jurista interessada em se cadastrar deve preencher o Formulário on-line do TRT11, que coleta as informações para o Repositório On-line de Mulheres Juristas.


O cadastramento baseia-se no modelo do Repositório Nacional de Mulheres Juristas. Em atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a visualização dos dados cadastrados no Repositório On-line de Mulheres Juristas do TRT11 encontra-se restrita aos seguintes itens:

 repositorio_mulheres_juristas.png

in EJUD

Projeto Meu Livro, Seu Livro

Consiste em promover o acesso às obras literárias, nacionais e estrangeiras, como fonte de inspiração para momentos de leitura e lazer.

O acervo é composto por mais de 500 (quinhentos) livros doados por magistrados, servidores, estagiários e outros interessados na promoção da leitura. As obras podem ser solicitadas para empréstimo mediante contato com a Biblioteca.

 

 

in EJUD

A Biblioteca oferece os seguintes serviços:

  • Empréstimo de publicações aos usuários internos;
  • Empréstimo aos usuários externos, para obtenção de cópias, conforme legislação vigente dos direitos autorais;

  •  

    Renovação e reserva de publicações;
  • Acesso ao Catálogo da Seção de Biblioteca, on line, por meio do Sistema de Automação da Biblioteca- SIABI, no portal da Escola Judicial do TRT11;

  •  

    Encaminhamento de informações às unidades do TRT da 11ª Região, a outras instituições, escritórios jurídicos locais e de outras localidades, quando solicitado;
  • Elaboração de ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos dos servidores;

  •  

    Orientação para elaboração de referências bibliográficas (NBR 6023/02);
  • Pesquisa e levantamento bibliográfico;

  •  

    Acesso à Biblioteca Digital LTr mediante Login e Senha; exclusivo para usuários internos;
  • Intercâmbio com bibliotecas e entidades afins, inclusive para doação de duplicatas de publicações já existentes no acervo;

  •  

    Pesquisa em bancos de dados bibliográficos e referenciais;
  • Disseminação Seletiva da Informação;

  •  

    Disposição de 02 (dois) computadores, com acesso à Internet, para uso dos leitores em consulta na Biblioteca;
  • Indexação dos Atos Normativos do TRT da 11ª. Região, publicados no Diário Oficial Eletrônico da Justiça do Trabalho da 11ª. Região (D.O.E.J.T. da 11ªRegião);

  •  

    Empréstimo de livros de literatura do Projeto Meu Livro, Seu Livro.
in EJUD

O  público-alvo da Biblioteca Donaldo Jaña é constituído por magistrados, servidores e estagiários que  atuam na área de jurisdição do TRT da 11ª Região  bem como por advogados, estudantes e público externo em geral, para  consulta local.

in EJUD

A Biblioteca Donaldo Jaña é especializada em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho e o acervo conta com doutrina, legislação e jurisprudência disponível em livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, materiais especiais (CD-ROMs e DVDs) e publicações oficiais, além do acesso on line à informação.

Os Acórdãos do TRT da 11ª. Região, desde 1982, também constituem parte do acervo, pois estão sob a guarda da Biblioteca.

Todos as publicações adquiridas, por compra ou doação, são cadastradas no Sistema de Automação de Bibliotecas – SIABI.

Consulte nosso acervo:

http://trt11.jus.br/siabi/Telas/w_busca_rapida.php

 

in EJUD