Ejud11 promove curso de Medicina Pericial Aplicada à Justiça do Trabalho

A Escola Judicial do TRT da 11ª Região (Ejud11) iniciou, nessa sexta-feira (25/08), o curso de Medicina Pericial Aplicada à Justiça do Trabalho. O instrutor da capacitação é o médico e perito oficial do TRT da 3ª Região Leandro Duarte de Carvalho.


O objetivo do curso é abordar os principais tópicos e o sequenciamento do raciocínio para a compreensão de um laudo pericial sobre doença ocupacional ou acidente de trabalho, por exemplo. "É importante que o laudo siga um padrão metodológico, que esteja baseado na ciência médica, para que o magistrado possa utilizar daquele instrumento técnico para sua decisão, e no caminho desse raciocínio algumas coisas precisam estar muito claras, como o estudo do nexo de causalidade e concausalidade, e a análise do potencial laborativo do trabalhador", explicou Leandro Duarte de Carvalho.


O instrutor também ressaltou a importância da medicina pericial como aliada da Justiça do Trabalho para uma melhor prestação jurisdicional. "A partir do momento que magistrados e assistentes estejam instruídos sobre o que é uma metodologia adequada, será mais fácil tecer críticas a estes trabalhos periciais, e melhor será a prestação jurisdicional", concluiu.


A aula presencial do curso foi realizada no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus e o treinamento segue à distância pelo período de 11 a 22 de setembro. O público-alvo são magistrados, assessores e assistentes. O curso tem carga horária de 20 horas.

Confira Galeria de Imagens